Meme Literário 2012 – Dias 12 – 13 – 14 – 15

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

De maneira geral prefiro os livros narrados em terceia pessoa, mas depende do livro, porque tem histórias que ficam melhores em primeira pessoa. Sendo assim é óbvio que o tipo de narrador pode sim influenciar a história e mudar tudo.
Li há pouco tempo o livro “O Mapa do Tempo” e uma das coisas que mais me chamaram a atenção, foi justamente, a narrativa em terceira pessoa, feita por um narrador onipresente e onisciente, esse recurso fez toda a diferença para a trama e isso se perderia se o livro fosse narrado em primeira pessoa.
Acho que as narrativas em primeira pessoa um pouco limitadas, afinal só vemos um lado da história, mas elas caem bem em livros de mistério porque nesse caso a limitação vira trunfo para prender a atenção do leitor.

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.  

 Hermione ficou vermelhíssima, baixou a mão e ficou olhando para o chão com os olhos cheios de lágrimas. Um sinal do quanto a turma detestava Snape era que todos olharam feio para ele, porque todos os alunos já tinham chamado Hermione de sabe-tudo pelo menos uma vez, e Rony, que xingava Hermione de sabe-tudo pelo menos duas vezes por semana, falou em voz alta:
– “O senhor nos fez uma pergunta e Hermione sabe a resposta! Por que perguntou se não queria que ninguém respondesse?”

J.K. Rowling / Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, 2000, pg.143

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas?A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.

 Já frequentei mais, hoje vou muito pouco, a biblioteca da cidade onde moro agora ainda nem fui conhecer, mas pretendo ir lá logo, o povo comenta que é uma boa biblioteca. A da faculdade é muito limitada, por isso quase nunca apareço por lá.

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)  

Em 2011 o livro que escolhi nessa pergunta foi “Os Filhos de Anansi” do Neil Gaiman, ele já está devidamente morando aqui em casa <3
Esse ano o livro escolhido é Sandman: Edição Definitiva – vol. 3, do Neil Gaiman.

Uma opinião sobre “Meme Literário 2012 – Dias 12 – 13 – 14 – 15

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *