Kafka e a boneca viajante

0-kafka

Kafka e a boneca viajante nos traz a versão criada pelo escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra para um episódio singular da biografia do magistral Kafka.

Um ano antes de sua morte Kafka se dedicou por três semanas a escrever cartas para uma menina desconhecida que perdera sua boneca. Ao vê-la inconsolável diante desta perda ele se transformou no “carteiro de bonecas” e levou religiosamente para a pequena as narrativas da aventura da boneca viajante.

O autor partiu desta história verídica e preencheu as lacunas criando uma fábulo idílica e delicada que encanta e acalanta nossos corações.

As aventuras da pequena Brígida pelo mundo são narradas com maestria e encantam a pequena Elsi, pois vinham também carregadas de carinho.

Na verdade o livro carrega em si duas histórias a verídica e a criada por Jordi e as duas são de uma singeleza ímpar. A “transgressão” como diz o autor de inventar as cartas e dar à história um final imaginário é tão poética quanto a história que lhe deu origem. Sem dúvida uma das mais belas e delicadas histórias já escritas.

O que aconteceu é tão belo em si mesmo que o resto carece de importância.

estrelinhas coloridas…

Uma opinião sobre “Kafka e a boneca viajante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *