O leitor

Michael tem 15 anos quando conhece Hanna que é 21 anos mais velha que ele, os dois vivem um romance cuja principal marca são pequenos gestos e rituais, como a leitura de clássicos como Goethe e Tolstói. Hanna gosta que o rapaz leia para ela. Este relacionamento deixa marcas que seguirão Michael pelo resto de sua vida, porém um dia Hanna vai embora sem nada explicar.

Os dois só se reencontram sete anos depois, quando Michael, estudante de direito, toma parte em um julgamento de agentes nazistas e descobre que Hanna é uma das acusadas.

A narrativa nos matém atentos e curiosos pelos desdobramentos que virão, há um tensão latente e pulsante que nos impulsiona na leitura e, mesmo que o leitor atento já preveja os acontecimentos após a condenação de Hanna que é embasada no segredo que prefere guardar à ser exposta aos olhos de todos, não conseguimos ficar indiferentes.

É um história tocante e delicada cuja riqueza reside nos detalhes que permeiam toda a narrativa.

Senti em mim um grande vazio, como se tivesse procurado por algum sinal, não lá fora, mas em mim, e me desse conta de que não havia encontrado nada.

Esta leitura faz parte do Desafio Literário, cujo tema de julho era a leitura de uma obra que tivesse sido adaptada para o cinema. Tu podes conferir a resenha ds outros participantes aqui.

estrelinhas coloridas…

0 thoughts on “O leitor

  • 2 de August de 2010 at 22:57
    Permalink

    Amo tuas resenhas, amiga. Fiquei encantada com a premissa deste livro, algo bem dramático e envolvente. Ando trsite que não dou conta das minhas leituras e a lista de livros prá ler só aumenta (ainda mais sendo leitora do Bibliophile).

    Reply
    • 7 de August de 2010 at 19:39
      Permalink

      Ah querida tão bom ouvir elogios teus 🙂 O livro é mesmo lindo, vale a pena. Quanto a não dar conta das leituras, começo acreditar que descobrimos uma nova patologia hehehehehehe…

      estrelinhas coloridas…

      Em 02-08-2010 19:57,

      Reply
  • 3 de August de 2010 at 16:11
    Permalink

    Oi, Mi! Essa leitura nos deixa tocada, né? È um livro que sempre recomendo.

    Beijocas

    Reply
    • 7 de August de 2010 at 19:40
      Permalink

      Báh Vivi, eu fiquei realmente tocada por este livro, é emocionante.

      estrelinhas coloridas…

      Em 03-08-2010 13:11,

      Reply
  • 3 de August de 2010 at 18:29
    Permalink

    Ei Mi,

    Eu vi o filme mas ainda não li o livro. Tava na minha lista também mas acabei lendo o reserva.

    bjoo

    Reply
  • 5 de August de 2010 at 22:34
    Permalink

    Eu vi apenas o filme, e ele por si só é uma obra prima, estou com muita vontade de comprar e ler esse. Mas ficará para o ano que vem, que esse ano está impossível.

    Reply
    • 7 de August de 2010 at 19:44
      Permalink

      Ah mas tu estás se dedicando a monografia né? Fica mesmo quase impossível nos dedicarmos a outras leituras… quando tiveres tempo leia mesmo que é muito bom.

      estrelinhas coloridas…

      Em 05-08-2010 19:35,

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *