Desafio Corujesco 2018

Depois de alguns anos sem participar de nenhum desafio literário, eis que me animei a tentar novamente ao ler sobre o Desafio Corujesco 2018, capitaneado pela Lu, do Coruja em Teto de Zinco Quente e pela Tatá, do Randomicidades. Gostei muito dos temas e já monte minha lista de leituras.

* Fevereiro
Tema: Uma aventura no mar
A maior parte do planeta está debaixo d’água. Para além disso, o mar sempre exerceu um enorme fascínio no ser humano; um lugar de mistérios, uma estrada que nos liga a lugares longínquos; uma paixão, um horror, uma aventura: o mar pode ganhar muitos significados a depender do personagem e do leitor.
Livro escolhido: S. O Navio de Teseu, Doug Dorst & J. J. Abrams

* Março
Tema: Um livro, uma estação
Um livro com uma estação do ano no título e/ou no enredo.
Livro escolhido: Aconteceu naquele verão, Stephanie Perkins (org)

* Abril
Tema: Uma história oriental
Fica a critério do leitor o que quer entender como oriente: uma localização geográfica, cultural ou econômica, fato é que devemos de vez em quando fugir ao eixo Europa-EUA de nossas leituras.
Livro escolhido: O Incolor Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação, Haruki Murakami

* Maio
Tema: Uma história sobre livros
Tema bastante autoexplicativo. Quer coisa melhor que um livro que fale sobre livros?
Livro escolhido: A leitora, Mar de Tinta e Ouro # 1, Traci Chee

* Junho
Tema: Uma história de família
Pode ser uma história que abarque gerações de uma mesma família ou um drama familiar mais conciso. Pode ser tipo aquela macarronada de domingo em que todo mundo se reúne e todo mundo se mete na vida de todo mundo ou aqueles enredos de pais e filhos que não conseguem conviver. O importante é ter família, em conflito ou em harmonia, cheia de segredos e esqueletos no armário ou que lava a roupa suja em público, o gosto é do leitor.
Livro escolhido: A garota do penhasco, Lucinda Riley

* Julho
Tema: Uma história pós-apocalíptica
Um livro que tenha um cenário apocalíptico ou pós-apocalíptico, onde a sociedade como conhecemos tenha sido destruída. Podem ter explodido a terra ou tornado ela inabitável; pode ser que estejamos morando nos subterrâneos ou num trem a toda velocidade… mas o conflito e as mudanças causadas pelo ‘fim do mundo’ como o conhecemos têm de aparecer por aqui.
Livro escolhido: O Circo Mecânico Tresaulti, Genevieve Valentine

* Agosto
Tema: Uma história em tempos de guerra
Uma história que aconteça no nosso mundo ou mesmo num lugar e época ficcionais: histórias que se passam em tempos de guerra são um bom exercício para entendermos empatia, coragem e desespero, para vermos o que há de melhor e pior no ser humano. São histórias necessárias, sem dúvida alguma.
Livro escolhido: A guerra que salvou a minha vida, Kimberly Brubaker Bradley

* Setembro
Tema: Uma história narrada em primeira pessoa
E é isso. 🙂 Precisa de mais?
Livro escolhido: A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger

* Outubro
Tema: Uma história que te provoque risos.
Também não precisa explicar muito, não é mesmo? A essa altura, já estamos chegando no fim do ano e um pouco de risada para ajudar com o estresse é simplesmente necessário.
Livro escolhido: A Extraordinária Viagem do Faquir Que Ficou Preso Em Um Armário Ikea, Romain Puértolas

* Novembro
Tema: Uma história com teoria da conspiração
Histórias de organizações secretas que tramam e acobertam uma situação ou evento da humanidade. Adoro uma boa teoria da conspiração, não importa se ridícula ou completamente crível. A imaginação é o limite!
Livro escolhido: A Conspiração Mozart, Scott Mariani

p.s Depois de mais um ano extremamente caótico a assustador em que mais uma vez não consegui me dedicar ao Bibliophile, nem me dignei a fazer uma postagem de retorno. Como sou insistente, 2018 será minha última tentativa de ainda continuar.

Que a Força da leitura esteja com vocês!

4 ideias sobre “Desafio Corujesco 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.