Desafio Literário 2012

Depois de um ano conturbado em que as resenhas dos livros lidos para o Desafio Literário ficaram fora da ordem de prioridades, confesso que quando vi o lançamento do Desafio Literário 2012 pensei em não participar, mas eu gosto de desafios, gosto de vencê-los e ainda por cima gostei muito dos temas propostos para este ano. Estou elaborando minha lista, como sempre vou priorizar os livros disponíveis na minha biblioteca, mas pasmem, tem categorias que não tenho nenhum, como "Viagens do Tempo", "Escritor Africano" e "Prêmio Jabuti" e assim o DL mais uma vez me ajuda a ampliar meus horizontes literários, sugestões são bem-vindas 😉

A lista de temas é a seguinte:

Janeiro 2012

Literatura Gastronômica – mês dedicado ao sabor da leitura. Afinal, leitura sem gosto não tem a menor graça. Em razão disso, propomos um tema leve, divertido e saboroso; sejam em forma de crônicas, poesias, romances, diários, biografia, memórias e demais gêneros que versem sobre a temática da comida. ATENÇÃO: Livros contendo apenas receitas não valem.

Fevereiro 2012

Nome Próprio (de pessoas) – existem personagens cujo imenso carisma ganha logo destaque na capa de um livro. E a regra do mês é essa: só vale livros cujo título seja um nome próprio – e apenas ele -, exemplo: Quincas Borba, Benjamin, Emma. Vai ser divertido e muito fácil caçar títulos do tipo; seja na estante de casa, de uma livraria ou de uma biblioteca. ATENÇÃO: apenas nome próprio de pessoas!

Março 2012

Serial Killer – O tema é autoexplicativo, mas para não dar margem às dúvidas, vamos lá: Literatura policial em que há a combinação de (policiais/detetives), investigação e, claro, homicídios seriados.

Abril 2012

Escritor(a) oriental – que tal explorar a terra do Sol nascente e demais países do Extremo Oriente e do sul da Ásia? Entram em cena os escritores chineses, japoneses, indianos, coreanos, etc…

Maio 2012

Fatos Históricos – Esse mês será destinado à leitura de romances cuja trama apresente acontecimentos que marcaram a história nacional ou mundial. Frisando, apenas romances. Não valem livros de História Geral, nem biografias.

Junho 2012

Viagem no Tempo – romances que abordem a ida de viajantes do tempo para o passado ou futuro. Se eles voltam ou não, só a história dirá. Em tempo: Livros científicos ficam de fora.

Julho 2012

Prêmio Jabuti – Esse é o prêmio mais importante do cenário literário brasileiro. E conta com 29 categorias, mas para fins do Desafio literário valem apenas as categorias Livro do Ano e Romance, de qualquer uma das 53ª edições da referida premiação leitura. Para abrir mais o leque de opções: Além das obras ganhadoras, é permitida a leitura das obras indicadas ao prêmio. Clique no link abaixo e pesquise: http://www.cbl.org.br/jabuti/telas/edicoes-anteriores/

Agosto 2012

Terror – O tema impõe a regra: tem que ser história que mete medo. Pode ser suspense psicológico ou sobrenatural, isto é, valem tanto as histórias com personagens sobrenaturais (vampiro, zumbi, bruxas, lobisomem…) como as narrativas com personagens humanos.

Setembro 2012

Mitologia universal – Romances, poesias, contos que abordem mitos e lendas de culturas distintas (brasileira, Greco-romana, céltica, indiana, mexicana, nórdica, etc…). É um universo de opções!!! Mas até que Setembro chegue, há um bom tempo para a pesquisa e aquisição. É manda ver.

Outubro 2012

Graphic Novel – Vamos nos divertir mais! Para quem não sabe, Graphic Novel é um romance gráfico com enredos longos e complexos no formato de história em quadrinhos. ATENÇÃO: não valem gibis, aqueles de periodicidade mensal.

Novembro 2012

Escritor(a) africano – que tal ler um autor nascido na grande mãe África? Pegue o mapa e monte o seu roteiro literário pelo continente africano.

Dezembro 2012

Poesia – A correria típica do mês pede descanso, especialmente, para a alma. Vamos de lavar a alma com poesia! De qualquer forma e jeito, valem Haicais, acrósticos, épicos, cânticos, elegias…, em outras palavras, pesquise, pesquise, pesquise!)

Para quem quiser participar vale conferir os links ai embaixo e ficar atento que o prazo de inscrições é até 15/12/2011

Regulamento

Agenda e Temas

Sugestão de Leituras

Inscrição

Lista de livros dos blogs participantes

12 thoughts on “Desafio Literário 2012

  1. Vergonhosamente não fui nem até a metade do desafio este ano por isso estava na dúvida quanto ao do ano que vem.
    Vou tentar de novo pois os temas estão inresistiveis, infeliz felizmente terei que comprar alguns ao longo do ano pois não tenho e nem tem na biblioteca mas é um desafio gostoso demais né?

    acho que o comentario ficou sem pé nem cabeça, perdoe me é o sono

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Cristina Tonon, esse ano também foi bem capenga pra mim, ainda devo resenhas, mas é bem legal participar 🙂
    Não ficou sem pé nem cabeça não hehehehe
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  2. Parabéns, Mi! Vou torcer para que você ganhe o prêmio.
    Eu fico fora… é muita regra pro meu gosto. Minha vida já é muito limitada e não aguento colocar mais limites, justamente em um dos poucos prazeres que tenho: a leitura. Leio o que dá na telha, deixo no meio, leio outro, volto depois, leio vários, faço competição entre livros, pra ver qual acabo primeiro, passo um tempo sem ler nada… E essa bagunça me deixa feliz!
    Beijos grandes.
    Mi.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Mom – Míriam, ah querida mas nem é pelo prêmio não, o gostinho de vencer o desafio é a melhor coisa, mas entendo muito a tua postura, pensei seriamente em não participar justamente pelos motivos que tu elencou. Obrigada pela torcida 🙂
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  3. Sabe que eu até fiquei com vontade, mas ano que vem pretendo voltar a estudar, então meu tempo será ainda mais limitado, e acho melhor, ao menos por enquanto, não assumir nenhuma responsabilidade, mas os temas estão bem interessantes.

    Grande abraço.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Luciano A.Santos, nesse caso é melhor mesmo nem se comprometar, eu sempre fico frustrada quando me comprometo com algo e não consigo cumprir 😉
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  4. Ai menina tô tão em falta com o desafio deste ano que penso duas vezes em entrar no desafio do ano que vem sabia.
    Oh god! O que fazer??? Preciso pensar e amadurecer a ideia.

    Beijocas

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Vivi, ainda dá tempo de pensar melhor, quem sabe escolher poucos livros, eu vou fazer assim hehehehe…
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.