Ler para Crescer : O Gatola da Cartola

Fazia tempo que eu não fazia uma indicação de livro infantil por aqui, é claro que não é falta de material, já que nunca se leu tanto livro infantil nesta casa, depois de tanto tempo escolhi um livro muito especial: O Gatola da Cartola, Dr. Seuss.

A história é bastante simples e muito familiar as crianças, afinal qual delas não ficou entediada em casa em um dia chuvoso? As duas crianças da história, um menino e uma menina recebem a visita do Gatola, que com a ajuda de dois amigos fazem a maior bagunça. Além de ser um livro delicioso de ler, ele tem uma história bem legal, Theodor Seuss Geisel (o Dr. Seuss) resolveu escrevê-lo depois de ler em uma resportagem que as crianças achavam muito chatos os livros indicados pela escola, isso foi em 1957, e o mais legal é que ele usou apenas 220 palavras únicas, das quais 54 aparecem um vez e 33 aparecem duas vezes. No total a história tem 1.629 palavras sendo que apenas uma é trissilábica, 14 têm duas sílabas e 221 são monossilábicas, ou seja ele foi genial no processo de escrita, uma pena que boa parte do jogo de linguagem se perca na tradução, que dentro das limitações linguísticas é muito bem feita, ponto para o trabalho primoroso da dupla de tradutoras Lavínia Fávero e Gisela Moreau e Mônica Rodrigues da Costa. Enfim é um livro que recomendo muito.

Em 2003 foi lançada uma versão cinematográfica, que aqui no Brasil foi chamada de O Gato, com Mike Myers no papel do Gatola.

Em 2011 estreou no canal Discovery Kids o desenho "O Gatola da Cartola tem Tudo na Cachola" inspirado no livro e que irá apresentar às crianças conceitos científicos. Em cada episódio os personagens viajam a bordo de um veículo que os faz irem a lugares inusitados, como colmeias – e é assim que os personagens descobrem como as coisas funcionam.

7 thoughts on “Ler para Crescer : O Gatola da Cartola

  1. Gosto muito de livros infantis, lia de carona com meu irmão caçula, agora leio de carona com minha prima. Esse do Dr Seuss eu não conhecia, mas venho conhecendo muita coisa agora, tardiamente, sem que nada perca aquele jeito especial que encanta as crianças. Acho bom isso 😉

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Luciano A.Santos, Ah eu sempre gostei de livros infantis, tanto que quando o guri chegou já tinha uma biblioteca considerável esperando por ele heheheheh… Que bom que tu pega carona nos pequenos da família 😉
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  2. Adoro Dr. Seuss! E não posso nem imaginar como deva ser os livros dele em português. Em inglês são uma delícia de ler! Aliás, esse mês é aniversário do autor e lá na escola da minha filha vão fazer atividades relacionadas com os livros dele durante todo o mês de março. Adoro!!!

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    @Ana, estou pensando em comprar em inglês para ler para o Henrique, em português já é uma delícia imagina na língua original 🙂
    Legal isso de comemorarem o aniversário dele na escola.
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.