Ler para crescer: Os lobos dentro das paredes

"Se os lobos sairem de dentro da parede está tudo acabado"

Quando o guri anunciou que queria ler uma história de terror logo pensei em Os lobos dentro das paredes do Neil Gaiman, fazia tempo que eu queria ler uma obra dele escrita para crianças e essa seria uma ótima oportunidade.

Lucy mora com os pais e o irmão em um casarão antigo e começa a ouvir barulhos estranhos dentro das paredes, são ruídos "furtivos, rastejantes e amarrotados", ela acredita que existem lobos dentro das paredes, mas seu pai acha que são ratos, o irmão fala em morcegos e a mãe está certa de que o que ela ouve são apenas camundongos. Diante da aflição crescente e insistente da menina eles dizem: "se os lobos saírem de dentro da parede está tudo acabado". Gaiman é conhecido por trazer para seus livros temáticas pouco exploradas no universo infantil e no caso desta obra a insegurança é focada de forma muito interessante pois os lobos dentro da parede representam que a casa já não é mais sinônimo de proteção, nos fazendo mergulhar em uma história que é aterradora muito mais pelos sentimentos vividos pelas personagens do que pela figura dos lobos.

Uma das coisas mais legais é a forma como Lucy enfrenta os seus medos e o perigo, é o tipo de história que realmente assusta, mas também diverte e traz nas entrelinhas um importante exemplo de superação através da inteligência e da coragem. Dave McKean é o responsável pela arte do livro e com seu traço inconfundível fez uma obra belíssima aos olhos, o ar sombrio, sinistro e assustador complementa o texto de forma perfeita.

GAIMAN, Neil. Os lobos dentro das paredes. Tradução John Lee Murray. Rio de Janeiro: Rocco, 2006

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.