Meme Literário 2012 – Dia 30

Dia 30 – Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.

Uma ponte para Terebin, Letícia Wierzchowski.

“A memória, como um rio, corre entre as margens da ficção, desenhando a trajetória de vida de Jan Wierzchowski, um jovem imigrante polonês que chega ao Brasil em 1936, três anos antes de a Polônia ser invadida pela Alemanha, assinalando assim o começo da Segunda Guerra Mundial.
A história de um avô que atravessou o mundo num navio e foi viver numa ruazinha sombreada de Porto Alegre. A história de um imigrante que tinha um sonho. A história de um soldado que viu o horror de perto. A história de um filho que ficou vinte e oito anos sem poder voltar para casa.
Uma ponte para Terebin é um romance sobre a vida e sobre as travessias sem volta. Um romance sobre a liberdade e sobre o preço que é preciso pagar por ela. Mas, acima de tudo, Uma ponte para Terebin é a história de uma caixa de retratos que, um dia, começaram a falar.

Com essa sinopse, escrito por uma das autoras que mais gosto é até estranho este livro figurar como o que menos gostei esse ano, mas nessa narrativa Letícia não conseguiu me cativar. O livro é belo, poético e forte e ainda assim me deixou um gosto amargo na boca principalmente pelo tom indulgente com que a neta justificava muitas das atitudes do avô. Compreendo que quando somos muito próximos da história é difícil não revestirmos sua narrativa de lirismo, mas nesse caso foi o que me causou estranhamento e me distanciou dessa história.

2 thoughts on “Meme Literário 2012 – Dia 30

  1. Pingback: O Meme Literário de Um Mês 2012 – Dia 30 | Happy Batatinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.