O jardim de Vênus

O jardim de vênus retrata a vida da condessa Sophie Potocka, desde sua infância como filha de um modesto camponês na Turquia e sua posterior educação como cortesã, chegando até sua entrada na nobreza polonesa.

O romance é ambientado no início do século XIX, e baseia-se na história real de uma das mais célebres cortesãs da Europa, conhecida como “La Belle Phanariote”.

São três os narradores principais e as narrativas se intercalam, a voz de Sofia nos conta o passado da Condessa, as vozes de Rosália e Thomaz nos mostram sua luta contra a doença e seus últimos dias de vida. No início a linearidade das narrativas é um pouco confusa, pois ainda não está claro qual a relação entre as três personagens, depois que esta relação é estabelecida a leitura flui e se torna muito gratificante.

A história tem uma profusão de personagens, de cenários e informações históricas que podem por vezes confusa a articulação entre tantos dados, mas a despeito desta amplitude e da reconstrução meticulosa, livro é antes de tudo, sobre a história de uma mulher que usou todos os artifícios que possuia para não se deixar subjugar por uma sociedade machista e opressora.

Esta leitura faz parte do Desafio Literário, cujo tema do mês de setembro era a leitura de um romance histórico, tu podes conferir as resenhas dos outros participantes aqui.

estrelinhas coloridas…

7 ideias sobre “O jardim de Vênus

  1. Eu adoro livros com história de mulheres lutando por um lugar descente na sociedade numa época em que o machismo dominava. Por isso, gosto muito de Madame Bovary. O livro parece uma delicia!

    Smacks pra ti, Mi!

    p.s.: tô adorando a casa nova. Cada detalhe legal! Achei dez esse lance de aparecer o about mimuller. Muito chique! 😉

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah eu preciso ler Madame Bovary urgente! Que bom que estas gostando da casa nova 🙂
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  2. Mi!!
    Tudo bom?!

    Adoooro romances históricos!!
    Não sou de ler coisas muito referenciadas, mas leio de um tudo por curiosidade, estou lendo Outlander, ainda no primeiro, “A Viajante do Tempo” é uma histórias fascinante, e reúne temas que eu adoro, como viagem no tempo, um pouco de história européia, com os clãs escocêses e tal, e não sei pq o casal principal me lembra outro casal que eu amo demais…!!
    Fora esse que eu acho q é o mais conhecido, eu li lotes e mais lotes de harlequin books, algumas pessoas mega intelectualizada não curtem, mas eu… Sou uma viciada em leitura, sempre compro um desses quando vou ao centro, e devoro na volta pra casa, em 40 min… E os clássicos históricos são meus favoritos!
    Só pra tu saber, sou viciada em Nora Roberts tb… Espero não estar te assustando… rs!

    Tem um link do Jardim de Vênus pra download?? Eu gosto de narrativas com mais de uma pessoa!!

    Mil Bjs,

    Vivi

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Oi guria que bom te ver por aqui, e claro que tu não me assustou, o vicio da leitura é completamente compartilhado 🙂
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.