O livro dos contos enfeitiçados

“- Na boa Fabrício… – ela o interrompeu – … se eu fosse você não saía por aí contando essa história ri-dí-cu-la. Você vai acabar tomando um processo da J.K. Rowling por plagiar Harry Potter.”

O livro dos contos enfeitiçados, reúne sete histórias totalmente diversas unidas unicamente pela magia, esse componente em comum não torna os contos repetitivos, pelo contrário, a autora criou histórias totalmente independentes entre si.

Os contos trazem diversos tipos de magia, nos desejos de uma garotinha que adora amarelo e nem tem consciência da consequência dos seus atos ela se apresenta em estado bruto e aterroriza com a verdade no conto de abertura, indefectivelmente chamado “Amarelo, amarelo”, é impossível ficar indiferente à descoberta da verdade. O humor se faz presente no divertido “Eu detesto futebol”, que mostra um grupo de bruxas que decidem fazer algo contra o esporte que tanto inferniza suas vidas, é hilário quando elas descobrem que o tiro saiu pela culatra.

A magia mostra a sua forma mais pura e poderosa no conto “O verdadeiro poder” pois ela advém do sentimento de doação e amor, apesar da grandiosidade da magia contida nele foi o conto que menos me tocou, em contraponto com ele já na sequência nos deparamos com “O olho vermelho” que é sombrio e opressor nos mostrando que a magia pode se revestir de um simulacro de candura apenas para esconder a sua perversidade, esse conto é daqueles de dar um friozinho na barriga, primeiro ficamos pensando em loucura, depois vamos percebendo que não é bem assim e puft! Lá está ela, a magia.

Os três últimos contos do livro foram os que mais me agradaram, “Final Feliz” é um típico conto de fadas pontuado de bom humor e sarcasmo, dele emana uma sutil alegoria da nossa sociedade que me fez rir muito. Os conselho do Mago da Mata ajudando a princesa são hilários. “O livro dos contos enfeitiçados” é o conto que empresta o título ao livro e mais uma vez voltamos aquele suspense e terror que vão crescendo a cada página e que culminam numa surpresa, digamos assim peculiar, nem em meus mais delirantes devaneios teria imaginado o desfecho desse conto. O último conto, “Sofia” me pareceu uma lenda medieval revisitada, temos lá a moça que não sabe que é bruxa, mas detém um poder muito grande, a bruxa-vilã super malvada, temos o bruxo-mocinho e temos um grande embate, mas não digo isso de maneira depreciativa não, a autora conseguiu imprimir uma personalidade muito própria ao conto, e me fisgou com uma referência pra lá de divertida à série Harry Potter (essa mesma que abriu a resenha), e com personagens cativantes.

A característica que mais gosto nos contos são que por causa do seu tamanho reduzido eles não permitem que o autor enrole muito, que se dedique a fazer digressões totalmente desnecessárias, e a Marta mesmo no conto mais longo do livro tem um escrita leve e fluída, fazendo com que a leitura se torne muito agradável.

estrelinhas coloridas…

10 ideias sobre “O livro dos contos enfeitiçados

  1. Adorei a frase do HP, esse vai para lista pois se no meio já estava curiosa, quando você disse isso – … nem em meus mais delirantes devaneios teria imaginado o desfecho desse conto. – daí sim vi que vou ter que ler.

    Bjuss

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Báh tomara que tu gostes, é um leitura muito boa, e o desfecho desse conto é mesmo muito inusitado, um dos que mais gostei 😀
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  2. Deixa eu ver… eu adoro magia, a menina do livro adora amarelo, são contos e tu super indica… Taí. Fechô. Quero ler. 🙂 E adorei a capa!

    Smacks pra ti, Mi! 😉

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah então fechô mesmo, vou te mandar um exemplar de presente 😛
    Lembrei de ti quando li o conto da menina que adora amarelo, é claro.
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  3. Pingback: Tweets that mention O livro dos contos enfeitiçados | Bibliophile -- Topsy.com

  4. Quase não leio contos, mas esses sobre magia acho que não tem erro…hahaha
    Vou querer ler! E a frase sobre HP é bem divertida mesmo! ^^
    Bjocas

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah Carol esse conto tem umas tiradas muito engraçadas, tem um outro que é muito hilário, enfim gostei mesmo do livro, recomendo!
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.