O que leva você a comprar um livro?

Eu tenho uma lista imensa de livros a adquirir, inclusive já desisti da idéia estancar seu crescimento e para um livro ir para esta lista tenho 3 critérios:

1) Autor – Tem alguns autores que fazem meu coração bater mais forte, e a eles dedico uma dedicação ferrenha compro o livro até mesmo sem indicação, sem ler sinopse nem nada, como por exemplo Neil Gaiman, Terry Pratchett, José Saramago, Érico Veríssimo, Jostein Gaarder, Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Alberto Manguel.

2) Indicação – Aqui entram principalmente as indicações dos blogs literários que acompanho.

3) Temas específicos – Existem duas temáticas que sempre me interessam muito e que são relevantes para mim na hora da compra: o livro como personagem e a Segunda Guerra Mundial.

Este post faz parte da blogagem coletiva “O que leva você a comprar um livro” criada pelo Alessandro Martins do blog Livros e Afins. Confira as respostas dos outros participantes aqui: “O que leva você a comprar um livro – Respostas"

21 thoughts on “O que leva você a comprar um livro?

  1. Adorei Mi! Tb sou assim! E a estante só vai enchendo e o tempo de ler diminuindo!

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Rafa acho que esse é principal problema falta de tempo para ler tudo que queremos hehehehehe… minha estante está lotada de coisas que ainda não li :/
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  2. Oi Mi!!! Faz tempo que não apareço por aqui. Olha só, eu respondi um meme no meu blog e indiquei vc para responder (se tiver interesse, claro), dai da uma olhada e ve se vc tem interesse.
    Bjo, feliz pascoa!!!

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Oi Aline, tu andas sumida mesmo hehehehe… depois passo lá no blog e confiro o meme, obrigada por me indicar.
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  3. Listas de livros a ler, esses monstros que nos devoram :-). Ao que parece os blogueiros que respondem a pergunta do Alessandro tem a doença em comum.

    Abraço e boa páscoa.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Olá Vanessa!
    A tribo dos leitores realmente comunga de diversas caracterísitcas e os motivos para compra não ficam de fora. Obrigada pela visita e pelo gentil comentário.
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  4. Não sei se é apenas comigo, mas quanto mais blogs literários e “pitacos” você lê de amigos que estão sempre lendo, maior fica a sua lista, e maior é o desespero. Espero não ser apenas eu a doida-de-pedra. HAHAHAHA.
    Adorei o post, Mi.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah Fernanda com certeza os blogs são a perdição, não tem dia que não entre livros e mais livros na lista por indicação deles, ontem mesmo li a tua postagem sobre o Harlan Coben e já fui caçar alguma coisa dele para colocar na lista hehehehehe… somos todos uns doidos-de-pedra 😛
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  5. Oi Mi!

    Gostei da pergunta, além dos seus critérios (concordo com eles), tem casos que eu compro no impulso mesmo, vejo na livraria/sebo, gosto e levo 🙂 – nas Indicações além de Blogs/Sites e pessoas que conheço, também acabo lendo o que alguns músicos/autores/artistas em geral que gosto indicam.

    Bjus

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah Cláudia eu quase não tenho comprado por impulso porque tenho só comprado online, mas quando vou à livraria-sebo-feira do livro as compras por impulso geralmente dominam a cena hehehehe…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  6. São tantas as razões para essa compulsão não é? Chega o ponto de comprar pra ter e as vezes nem ler kkk k. Bem, compro por causa de interesse que venha de indicação de amigos, sinopces, comentários em blogs… também por serem de autores que já conheça outras obras. Também adoro livros que tenham livros como parte da histórias.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Ah querida se tu gostas de livros como parte da história tu tens que ler “Ex Libris: confissões de uma leitora comum” de Anne Fadiman é um livro especial. Eu tenho comprado muita coisa e lido pouco, preciso mudar isso hehehehe…
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  7. Nossa Mi, confesso que tenho muitos motivos para comprar um livro.
    Além dos que vc já citou, os autores que tenho preferencia são bem diferentes…
    A capa influencia muito. A diagramação também, se vejo um livro bonito eu logo quero, como A vidente, não tenho a mínima ideia se a estória é boa ou não mas como ele é lindo eu quero ahahah.

    Beijocas.
    Vivi
    Filmes, livros e séries
    http://www.filmeslivroseseries.com

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Oi Vivi uma edição caprichada sempre enche os olhos né? Eu sempre dou preferência para aquelas que além de terem uma boa história também são um alento aos olhos 🙂
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  8. Basicamente esses também são meus três principais motivos. Adoro capas bonitas e livros grossos, mas dificilmente compro se não tiver um dos três “requisitos”… ^^
    Bjocas

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Capa bonita é sempre um charme né? Eu sempre penso assim, se tem esses três mais uma capa linda é compra na certa hehehehe…
    estrelinhas coloridas…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

  9. O excesso de informação, incluindo-se livros, revistas e tv, sobre temas irrelevantes ou inúteis; esta criando uma nova geração de pessoas superficiais, vazias e consequentemente sem opinião e caráter próprios.
    Entre povos subdesenvolvido, como praticamente toda a américa latrina, a mídia em geral, acompanha o gosto ou mau gosto da maioria, ou seja, o que não tem qualidade.
    Assim, as principais listas propagadas de mais vendidos, sobre: musicas, livros, revistas e programas de tv, como o BBB, é uma prova inequívoca disso. Os mais vendidos ou mais vistos, nesse caso, é um péssimo indicador de qualidade, cultura e inteligência.
    O ranking ou IBOPE desses meios de comunicação só servem para indicar o lucro dos respectivos vendedores e não a qualidade do conteúdo.
    A divulgação de listas de livros mais vendidos, por exemplo, é um grande deserviço para o público em geral, e principalmente para as pessoas inteligentes.
    Não se pode enganar a todos o tempo todo.
    Qualidade é tudo.

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.