Meme Literário 2012 – Dia 26

Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seu.

Em 2009 fiz duas postagens sobre meus hábitos de leitora, foi interessante voltar à estas listas e ver que algumas coisas não valem mais, por exemplo, hoje não tenho problema em emprestar meus livros e faço várias doações 😉

1. Simplesmente não consigo não ler, é vital pra mim.
2. Minha biblioteca é organizada. Mas tenho hábitos meio estranhos de organização, tenho livros até na cozinha.
3. Adoro marcadores de páginas, minha coleção é imensa e vive crescendo. Geralmente deixo dentro dos livros o marcador que usei quando li.
4. Sublinho meus livros, faço anotações, mas detesto que outras pessoas façam isso nos meus livros emprestados.
5. Adoro sebos e livros antigos, não tanto pelo preço, mas sim pelo prazer de ter comigo algo que carrega em suas páginas a história de outros além da minha.
6. Deixo entre as páginas dos meus livros, alguma coisa perdida pra achar depois de muitos anos, desde bilhetes, postais a ingressos de teatro e cinema.
7. Tenho verdadeira obsessão por livros que falem de livros ou livrarias.
8. Gosto de escrever sobre os livros que leio.
9. Adoro bibliotecas e livrarias, sempre visito as bibliotecas e livrarias dos lugares que visito.
10. Tenho verdadeira obsessão por edições do ano do meu nascimento.
11. Adoro livros infanto-juvenis. E leio com prazer infantil livros infantis.
12. Sempre anoto a data e lugar em que terminei de ler um livro.
13. Mesmo que deteste um livro eu termino de ler, afinal um livro sempre tem uma boa página, nem que seja a última.
14. Se gosto de um autor, geralmente fico obcecada em ter a obra completa, demorei anos para conseguir completar a coleção do Érico Veríssimo.
15. Adoro cartões postais de livros ou que tenham alguma relação com a literatura.
16. Quando preciso interromper a leitura, termino o capítulo que estou lendo, se ele for muito longo tento pelo menos terminar em um ponto que a linha de raciocínio não seja quebrada.
17. Eu intercalo os tipos de leitura, mais ou menos assim: um livro de fantasia, um de ciências humanas, um chick-lit, um suspense, uma biografia, e por ai vai, é difícil eu emendar dois livros do mesmo estilo.
18. Eu adoro Histórias em Quadrinhos e tenho muita pena de quem acha que não é uma leitura válida.
19. Eu uso Ex-libris na folha de rosto e carimbo meu nome na página 17 dos meus livros.
20. Leio poesia todo dia, antes de dormir mesmo que tenha lido 10 capítulos de um livro de prosa, sempre abro aleatoriamente um dos meus livros de poesia que ficam do lado da cama e leio ao menos as duas páginas de onde abri o livro.
21. Eu guardo as florzinhas e folhinhas que Padawan me dá dentro do livro que estou lendo. Adoro reler e encontrar meus tesouros lá!
22. Mesmo ainda preferindo o livro impresso disparado, não me importo tanto quanto antes em ler no PC, mas se eu gosto muito da obra e pretendo reler, invariavelmente eu compro o exemplar impresso, foi assim com “Sonhos de uma noite de verão” e “Hamlet” de Shakespeare.
23. Eu detesto coleções incompletas, e por isso mesmo ando irritada com a editora Conrad por que eles só editaram os dois primeiros livros da série: Livros da Magia, de Carla Joblonski baseada nas HQ do Neil Gaiman e não lançar os outros.
24. Eu já tive muito preconceito literário, hoje tenho como lema essa passagem do livro: No Mundo dos livros, de José Mindlin:

“Reconheço e proclamo a importância dos livros chamados “sérios”, mas sua leitura não deve ser considerada uma obrigação. A leitura de uma comédia é tão proveitosa como a de um drama. A leitura de uma história de amor, de um livro de aventuras, de ficção científica, de um romance policial é perfeitamente justificada. Digo sempre que a leitura é um mundo de liberdade intelectual”

5 thoughts on “Meme Literário 2012 – Dia 26

  1. Pingback: O Meme Literário de Um Mês 2012 – Dia 26 | Happy Batatinha

  2. Olá,

    Sempre leio seu blog! Acho seu blog EXTREMAMENTE elegante. Vc é muito discreta e sempre q fala de algo pessoal tem haver com livros e leitura. Vc não se expõe de forma desnecessária. Vc não é egocêntrica como muitas blogueiras q além de livros, falam sobre maquiagem, cabelos e, pasmen, sobre o conteúdo da própria bolsa!

    Compartilho o seu gosto por livros sobre livros e bibliotecas. Por favor, daria para vc fazer uma lista e/ou uma resenha sobre sua coleção?

    Saudações desde Natal-RN.

    Abs,
    Adriano

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

    mimuller Reply:

    Olá @Adriano Costa, obrigada por teu gentil comentário, é gratificante saber que meus escritos e o conteúdo do blog te agradam
    Achei tua ideia, de escrever sobre minha coleção, fantástica, com certeza vou me apropriar dela e fazer uma série de textos.
    até mais…

      (Quote)  (Reply)

    [Reply]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.